Transfero

Ganhos de performance e produtividade com o Google Cloud e o Google Workspace

A Transfero é uma companhia de soluções financeiras em blockchain, que permite acesso ao mercado global por meio de uma plataforma de pagamentos, stablecoins e produtos financeiros.

A empresa contou com o suporte da Venha pra Nuvem para impulsionar o desempenho das equipes, a implementação de políticas de segurança e o gerenciamento e auditoria de arquivos compartilhados.

Resultados do Google Cloud

  • Rapidez no fluxo de aprovações internas, especialmente abrangendo o time de Compliance
  • Efetividade na criação de contratos
  • Aumento de escalabilidade e excelente disponibilidade de serviços com o GKE
  • Maior estabilidade do ambiente e velocidade na execução de tarefas

Economia de 60% com custos operacionais

Na visão da Transfero, o mercado de criptomoedas precisa ser desmistificado. É por isso que a empresa se propõe a conversar com os sistemas bancário, cripto e financeiro, com o objetivo de desenvolver soluções integradas nesses três ambientes.

Como uma companhia de soluções financeiras em blockchain, a Transfero se destaca por sua constante atualização no setor. Sua sede principal é no Rio de Janeiro, mas possui escritórios espalhados por outros países, como Argentina, Chile e Suíça.

Uma das premissas do modelo de trabalho da Transfero é a preocupação com a simplificação de processos, garantindo a agilidade dos serviços no atendimento aos públicos B2B e B2C. A boa estabilidade de suas soluções também é um atributo valorizado pela empresa e, por este motivo, sua infraestrutura sempre foi baseada em um ambiente multinuvem.

Mas a demanda por alta disponibilidade em suas aplicações fez com que a Transfero começasse a pesquisar por um outro provedor de recursos tecnológicos. Também era preciso reduzir os custos elevados com o ambiente anterior e melhorar a organização e gestão das informações.

Maior praticidade nos processos e implantação de novos projetos

Foi com o suporte da Venha Pra Nuvem, parceira do Google Cloud, que a história da companhia começou a mudar, e sua jornada de transformações tecnológicas seria iniciada. Em maio de 2023, foi realizada uma primeira avaliação do ambiente junto com a Venha Pra Nuvem para estudo e redesenho da estrutura.

A ideia da Transfero era começar com a inserção de ferramentas do Google Workspace para os seus profissionais, seguida da adoção de soluções do Google Cloud. Toda a migração levou cerca de quatro meses para ser concluída.

Hoje, o Documentos é considerado pela empresa como um facilitador de tarefas e atividades conjuntas, porque permite edições em um mesmo documento em tempo real. Por outro lado, o AppSheet acelerou o fluxo de aprovações internas, especialmente para o time de Compliance da Transfero, que ganhou agilidade na validação de documentos.

Outra área que também se beneficiou com isso foi a de Gestão de Contratos e Fornecedores, que automatizou processos no AppSheet. Dessa forma, os advogados podem programar e criar contratos com efetividade, verificar a base de contratos ativos, quais podem ou não ser renegociados, etc. Como resultado, há mais celeridade para aprovar fornecedores.

Por sua vez, entre as soluções do Google Cloud que passaram a fazer parte do ambiente multinuvem da Transfero, o Google Kubernetes Engine (GKE) foi escolhido para executar as cargas de trabalho, com o objetivo de otimizar, organizar e modernizar as aplicações da empresa. Já o Cloud SQL está sendo usado como um reforço ao banco de dados utilizado pela Transfero.

Robustez na nuvem para crescer de forma planejada

Depois de fazer um balanço dos processos que foram modificados, a Transfero observou uma melhoria no desempenho e na produtividade das equipes, que ganharam agilidade e autonomia para executar suas tarefas. O Google Workspace ainda possibilitou a implementação de políticas de segurança de acessos e documentos e o gerenciamento e auditoria dos arquivos compartilhados.

Já as ferramentas do Google Cloud trouxeram estabilidade para as soluções da empresa e um ganho de performance. Agora, a Transfero conta com uma infraestrutura multinuvem mais robusta e uma redução de 60% dos custos gerais com operações. Como consequência, uma das missões da equipe é evoluir para usufruir ainda mais dos recursos da plataforma de maneira estratégica.

Dentre os planos futuros, a intenção da Transfero é migrar as estruturas dos bancos de dados transacionais para um data lake. O objetivo é apostar na análise de dados focada no time de Risco e Prevenção, para melhorar os controles internos, além de favorecer a equipe Comercial, trazendo a visão de novos mercados.

“Pensando no que vem pela frente, mantemos reuniões semanais com a Transfero. Tão importante quanto a implantação é a sustentação do ambiente, extraindo o que há de melhor na plataforma para beneficiar a satisfação do cliente”, afirma Vinícius Ribeiro, Consultor de Arquitetura em Nuvem da Venha Pra Nuvem.

Leia este case na íntegra na página do Google Cloud:

Transfero Estudo de caso  |  Google Cloud