CASE / CASO DE SUCESSO - TECNISA

Microsoft Azure prepara a Tecnisa para a Transformação Digital

Migração de infraestruturas Co-Location e Local para a Nuvem Microsoft, Infraestrutura Híbrida e Moderna, e gerenciamento eficaz do ambiente preparam o cliente para novos desafios.

Em parceria Partner-to-Partner com a SoftwareONE, a Venha Pra Nuvem migrou com sucesso 53 servidores hospedados em Datacenter co-location, totalizando 20TB de dados.

Cliente

A Tecnisa é uma empresa que atua no mercado imobiliário brasileiro desde 1977. Ao longo de seus 39 anos, a Tecnisa lançou mais de 7.000.000 m² de empreendimentos imobiliários em cidades como Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, São José dos Campos, Salvador, Santos e São Paulo. Respeitar o meio ambiente, lançar no mercado produtos imobiliários inovadores e buscar a qualidade de seus produtos são os principais diferenciais da Tecnisa.

Cronograma

A atividade de prospecção começou em Outubro de 2016 durante um EBC em Seattle. Através da parceria Partner-to-Partner com a SoftwareONE, a Venha Pra Nuvem concluiu o projeto no dia 30/03/2017 com a migração total do ambiente do cliente para o Microsoft Azure.

Problemas

A Tecnisa possui um data center externo hospedado em co-location com máquinas virtuais, além de um ambiente local com diversos dispositivos. A estrutura externa atual está próxima da data limite da garantia e o ambiente local está obsoleto, não atendendo mais às demandas da empresa, sem contar que a estrutura atual da Tecnisa não possui Backup de todo o ambiente. O cliente precisa renovar o seu ambiente local e, para isso, precisaria de um grande investimento inicial para manter os padrões mínimos de tecnologia da empresa.

SOLUÇÃO

A solução ideal para o cliente é a Migração do seu ambiente Co-Location para o Microsoft Azure com uma conexão direta à rede local através do ExpressRoute e gerenciamento do ambiente com o MSP.

Metas

1. Eliminar os altos custos com a modernização do ambiente Co-Location e do ambiente local.
2. Criar um novo ambiente de hospedagem dos servidores com elevado grau de disponibilidade e, principalmente, escalabilidade para sua configuração de acordo com as necessidades e demandas da empresa.
3. Fornecer um ambiente com Backup integral dos dados da empresa, tanto virtual quanto local.

Atividades

A equipe de especialistas da Venha Pra Nuvem fez a migração de 53 servidores co-location, totalizando 20TB de dados. Para o sucesso da migração, a Venha Pra Nuvem realizou as seguintes atividades abaixo.

1. Prospecção

  • A Venha Pra Nuvem fez o levantamento dos requisitos de hardware utilizado pelo cliente, tanto no ambiente local como no ambiente co-location.
  • A equipe verificou também o grau de utilização das duas estruturas.
  • A Venha Pra Nuvem fez uma análise do modelo de conexão do datacenter local com o co-location através de um link ponto-à-ponto de 500Mbps em um mesmo domínio de broadcast.
  • Foi constatado que o consumo do link ponto-à-ponto de 150Mbits estava relacionado, na maioria das vezes, ao acesso aos arquivos hospedados no ambiente co-location.
  • A Venha Pra Nuvem fez o mapeamento da quantidade e dos tipos de máquinas necessárias para hospedagem dos ambientes de produção, desenvolvimento e qualidade. Com isso, foi definido o tipo de licenciamento das máquinas com o HUB e contratação através de CPP para redução dos custos de algumas máquinas locais.
  • A equipe de especialistas definiu um modelo de conexão baseado no ExpressRoute com serviço totalmente gerenciado pela Venha Pra Nuvem.
  • No escopo do projeto, foram inclusos o licenciamento do Azure e todas as atividades relacionadas à migração e acompanhamento do ambiente após a migração por 36 meses a contar do dia 01/01/2017.
  • A Venha Pra Nuvem implantou uma solução de armazenamento local de arquivos com backup e armazenamento extra em Nuvem baseada no StorSimple.
  • Foi definido o modelo de migração através de ASR com virada full.

2. Planejamento e Execução

  • A equipe de especialistas da Venha Pra Nuvem realizou uma análise do ambiente para ratificar o relatório de prospecção.
  • Com o entendimento do ambiente, foi identificada a possibilidade de DNS como PaaS.
    Através de três cofres, foi feito o sincronismo do ambiente para DR. O Cofre 01 foi alocado para servidores locais e co-locartion e/ou virtualização inferior a 2012 R2. O Cofre 02 foi selecionado especificamente para DR dos servidores virtuais em 2012 R2. Para balanceamento de carga dos servidores do Cofre 01, optamos por criar o Cofre 03 para não ficarmos limitados aos 2TB de limite/dia.
  • Foi feita a instalação e configuração do serviço ExpressRoute para os domínios locais e de nuvem. Primeiramente, utilizamos somente o domínio local. Com a alteração para migrações parciais foi possível liberar espaço e processamento nos servidores, o que possibilitou virtualizar os servidores com discos maiores do que 1TB. Após a virtualização, reduzimos o tamanho dos volumes, viabilizando o processo de migração através de sincronismo. Isso reduziu o downtime dos servidores para aproximadamente 1h.
  • Nossa equipe instalou e configurou a Solução StorSimple.
  • A VenhaPra Nuvem implantou a política de backup de Máquinas Virtuais no ambiente Azure.
  • Configuramos o OMS para monitorar o ambiente e gerar alertas.

Alterações de Escopo

Migração full para migração diária de servidores, começando por Desenvolvimento, Homologação e Produção de acordo com afinidade para baixa latência de comunicação entre os pares.
Alteração do mesmo segmento de rede utilizado no datacenter local para divisão dos servidores de acordo com os serviços e o ambiente (Redes de QA, Desenvolvimento, Produção, BD e DMZ).

Prazos

Deslocamento da migração do final de semana do dia 25/03/2017 para o dia 08/04/2017.
A Venha Pra Nuvem constatou problemas com a instalação dos links ponto-à-ponto para Equinix utilizado no ExpressRoute.
Devido à problemas de desempenho do link de Internet, para o sincronismo das máquinas, foi contratada mais Internet, além da retirada dos servidores do Firewall, que estavam sobrecarregados.

3. Acompanhamento

Para o acompanhamento de todo o processo, foram realizadas as seguintes atividades:

– Suporte total do ambiente através do monitoramento via OMS;
– Backup do ambiente;
– Intervenção e acompanhamento das mudanças;
– Atualização do ambiente no nível do SO;
– Revisão das boas práticas para adequação das necessidades de consumo.

4. Entrega e Controle

Em 31 de março, o cliente enviou um e-mal agradecendo à todas as pessoas envolvidas na implementação dizendo que os principais sistemas estavam funcionando corretamente e que os problemas enfrentados no processo foram muito inferiores aos inicialmente esperados.

O monitoramento pelo OMS ocorreu normalmente e a equipe de suporte esteve focada para lidar com qualquer problema o mais rápido possível. A equipe também supervisionava o uso dos servidores para atender perfeitamente o nível de consumo, buscando sempre a satisfação do cliente.

Resultados

O cliente agora possui um ambiente unificado que proporciona um custo de gerenciamento mais baixo e um processo de gestão otimizado (pelo portal OMS). A necessidade de gastar uma quantia enorme para comprar novos servidores para substituir o obsoleto foi evitada.

O perigo de perda de dados foi evitado devido ao backup Azure. Além disso, o cliente ganhou a possibilidade de aumentar sua capacidade de computação de acordo com as demandas do negócio com facilidade e rapidez devido à flexibilidade do Azure.

Fala Cliente!

“Com a migração da infraestrutura Tecnisa para a nuvem Azure, o departamento de TI pode responder de forma eficaz às crescentes demandas da organização. Sem mencionar o nível de segurança de dados que aumentou com o uso do Backup no Azure em toda a nossa infraestrutura, local e na nuvem. Gostaria, em nome da Tecnisa, de agradecer a toda a equipe Venha Pra Nuvem, SoftwareONE, GPR e Microsoft pelo compromisso e dedicação a este importante projeto, permitindo assim que nossa infraestrutura tenha uma migração Azure de forma segura e eficiente e dentro das necessidades do nosso prazo”.

Osvaldo Luiz de Aguiar Rodrigues

CIO Tecnisa

DEPOIMENTOS

Decidimos migrar nossa infraestrutura para o Microsoft Azure para atender uma necessidade de acesso em qualquer lugar a qualquer tempo, reduzindo a dependência de nossos escritório, e nos dando a flexibilidade de aumentar ou diminuir os recursos consumidos.

Sonia Carolina – Kreimer Engenharia
Fale Conosco

Assine a nossa Newsletter